Caso Peng Shuai. Comissão dos Direitos Humanos do PE diz que “é inaceitável que os Jogos Olímpicos sejam na China”

Comments Off on Caso Peng Shuai. Comissão dos Direitos Humanos do PE diz que “é inaceitável que os Jogos Olímpicos sejam na China”

Originally published by Expresso on 2 December, 2021 

A acusação de abuso sexual feita pela tenista Peng Shuai a um ex-vice-primeiro-ministro obriga a comunidade internacional a olhar para os direitos humanos na China. O das mulheres em especial. Houve progressos, mas preveem-se recuos com Xi Jinping. A Comissão dos Direitos Humanos da União Europeia opõe-se aos Jogos Olímpicos de inverno, a realizar em Pequim em fevereiro. A Associação de Ténis Feminino suspendeu todos os torneios em território chinês, ao passo que Pequim lamenta que o desporto esteja a ser politizado A acusação de abuso sexual feita pela tenista Peng Shuai a um ex-vice-primeiro-ministro obriga a comunidade internacional a olhar para os direitos humanos na China. O das mulheres em especial. Houve progressos, mas preveem-se recuos com Xi Jinping. A Comissão dos Direitos Humanos da União Europeia opõe-se aos Jogos Olímpicos de inverno, a realizar em Pequim em fevereiro. A Associação de Ténis Feminino suspendeu todos os torneios em território chinês, ao passo que Pequim lamenta que o desporto esteja a ser politizado

S abe-se que são várias as vítimas de abusos sexuais na China, mas não se sabe quantas num país onde impera a falta de transparência. A atleta olímpica Peng Shuai foi
mais uma. A denúncia da tenista contra o ex-vice-primeiro ministro Zhang Gaoli reavivou o #MeToo — esmagado pelo Partido Comunista chinês — e obrigou a comunidade internacional a posicionar-se.
“A China não quer falar de direitos humanos”, acusa a presidente da Subcomissão dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu.

Segundo a eurodeputada Maria Arena, que é membro da subcomissão, “Peng Shuai deixou patente o que acontece a quem diverge”.
A Amnistia Internacional (AI) lembra como o #MeToo foi “fortemente censurado”, e a perseguição, censura, controlo e detenções contra os que abraçaram a causa. “Era impossível continuar face à repressão”, garante a ativista Doriane Lau.

As recentes denúncias de Peng Shuai ressuscitaram o que o poder tentou matar. A ativista Lu Pin fala de uma nova fase do movimento. “Com a diferença de que desta vez estamos a falar de um alto cargo do partido”, afirma a investigadora, que se dedica aos direitos das mulheres há mais de 20 anos. Em 2005, fundou a plataforma Feminist Voices, uma das mais influentes neste âmbito. Veio a ser encerrada pelo Governo chinês em 2018.
A residir nos Estados Unidos desde 2016, Lu continua a fazer eco de histórias como a de Lou Xixi. Esta jovem, na altura estudante, foi a precursora do #MeToo chinês. A queixa contra um professor conceituado da Universidade de Beihang, que acabou despedido, suscitou o movimento que mudou a forma como se encaram os abusos sexuais e a violência de género no país, lembra Ramona Li, da Chinese Human Defenders. O caso Peng Shuai é reflexo da transformação, constata a advogada.

Apesar de assumir que gostava de Zhang Gaoli e de nunca usar termos como violação ou abuso sexual na sua denúncia, os que leram a publicação de Shuai identificaram logo o sucedido como um caso de abuso. “As alegações tiveram enorme impacto e conseguiram centrar a atenção da comunidade internacional no tratamento coercivo do Governo chinês junto dos que insistem no respeito por direitos”, realça. “Porque é que essa atenção é importante? Porque a forma como são tratados é sempre melhor quando a comunidade internacional se insurge”, elucida.
“Não há transparência na China”
Nenhuma das entidades que falaram ao Expresso conseguiu traduzir em números o que alegam ser grave. Maria Arena, belga que se senta em Estrasburgo pelo Partido Socialista, explica: “Não há transparência na China. Como tal, não é fácil recolher informação”, critica. “Mas quem enfrenta o sistema é perseguido. Se for mulher, pior.”
Lu Pin nota melhorias. Hoje, metade dos estudantes universitários são mulheres, o que pressupõe mais acesso a educação, melhores trabalhos e independência económica. “Tal não significa que os seus direitos estejam protegidos. A discriminação continua a ser muito grave. As mulheres fizeram grandes progressos, mas a sociedade e o sistema judicial não.”
No ano passado, numa tentativa de responder à indignação fomentada pelo #MeToo, a China aclarou a definição de assédio. Entre outras alterações, o Código Civil refere que as ofensas podem manifestar-se de várias formas além da agressão física.

O artigo 1010 reconhece igualmente como abuso de poder e poder de influência podem resultar em assédio. Isto é relevante considerando o guanxi, conceito central na cultura chinesa e que no mundo dos negócios é entendido como a rede de relações que por vezes pressupõe troca de favores.
A investigadora Raquel Vaz-Pinto ressalva que na China — “por ser uma ditadura” — o papel do Direito é frágil. “A fragilidade é reforçada quando o crime envolve alguém ligado ao partido e, em particular, à elite. A defesa dos direitos humanos e individuais é sempre colocada num contexto maior, o do predomínio do coletivo, neste caso do Partido Comunista chinês. Há muito por fazer”, sublinha.
As estruturas de poder são sintomáticas. Sun Chunlan é a única mulher entre os 25 membros do Politburo. “Essa ausência quase total é muito determinante”, enfatiza a professora de Estudos Asiáticos da Universidade Nova.
Lau desvaloriza a alteração legal. A pressão social e a forma como a lei está concebida, argumenta, pressupõem uma luta de David contra Golias. Desde logo porque a vítima tem de apresentar provas. “O que nestes casos é extremamente difícil”, assinala. Mas há mais motivos de preocupação. “A interferência do Governo em questões de maternidade e natalidade é um deles”, indica a responsável da AI.

Há sérios problemas, concorda Vaz-Pinto, que fala de reforço da pressão sobre o sexo feminino, agora que o país quer reverter o impacto da política de filho único, em vigor ao longo de cerca de 40 anos, e que quase estancou o crescimento da população. “Muitas mulheres foram sujeitas a abortos e a esterilizações forçados. Foi uma marca muito dura para as famílias. A preocupação presente é a de minorar os efeitos demográficos da medida. Mais uma vez as mulheres vão estar no centro.” A pressão para casar e ter filhos voltará e em força, antecipa.
“Há aspetos em que houve melhorias desde tempos imperiais, mas há outros em que a ditadura do partido mantém um aperto forte e as mulheres são extremamente sacrificadas”, refere Vaz- Pinto. A condição agrava-se quando se trata de minorias segregadas, como uigures e tibetanos. “Estas mulheres são vítimas de uma violação sistemática de direitos humanos”, alerta a docente.

A subcomissão da UE persiste em dar voz aos que a China não quer ouvir, garante Arena. “Fomos alvo de sanções pelo país, precisamente porque nos posicionámos. Hong Kong e os uigures, em Xinjiang, são exemplos”, salienta. Moldar a China é complicado, avisa a eurodeputada, que só vê uma saída. “Se não se pode falar de direitos humanos com Pequim, Pequim não pode assinar acordos comerciais com a Europa.” A sugestão

encontra obstáculos, incluindo em casa. “É difícil reunir maioria no Parlamento Europeu, porque há países com uma forte relação económica com a China”, explica a socialista.
O caso Peng Shuai, salienta Raquel Vaz-Pinto, já teve consequências: “Tornou mais visível outra dimensão da ditadura: a de apagar as mulheres”. Ramona Li realça a importância dos que falam, mas também dos que calam sem se resignarem. Os termos inventados para substituir a palavra #MeToo, quando foi proibida, e o esforço para salvar o que foi publicado antes de ser apagado pelos censores mostram que a resistência tem várias frentes.
“Perceber a China numa era em que o autoritarismo cresce implica entender a coragem, criatividade e perseverança das pessoas extraordinárias mas também das ordinárias”, afirma Li. Cá fora, acrescenta, são necessários líderes como o presidente da Associação Mundial de Ténis Feminino. “Tem sido implacável na defesa de Peng Shuai. Steve Simon deu uma lição ao mundo.”
A WTA, na sigla inglesa, suspendeu todos os torneios do circuito na China, incluindo em Hong Kong. “Tendo em conta o estado atual das coisas, estou igualmente preocupado com os riscos a que os nossos jogadores e equipa possam estar sujeitos se organizarmos eventos no país”, alertou Simon.
UE, Nações Unidas, Estados Unidos e Reino Unido exigem provas de que Peng Shuai está a salvo. O Comité Olímpico Internacional (COI) repetiu o contacto com a tenista e retractou-se. “Partilhamos as mesmas preocupações que muitas outras pessoas e organizações. Optámos pela ‘diplomacia’, que, dadas as circunstâncias e experiência alheias, é considerada a mais indicada em questões humanitárias como esta.” Pequim diz “opor-se firmemente a atos que politizam o desporto”.

Maria Arena discorda: “É inaceitável que os Jogos Olímpicos sejam na China. O problema é que a decisão é do COI e é muito difícil interferir quando falta transparência. Só nos resta marcar posição e não enviar representantes.”


Back to Top